Dicas para proteger a casa nas férias
Desligar o gás e a água. Certifique-se de que a válvula de gás está bloqueada para evitar fugas, prevenindo uma possível explosão. Feche também a válvula da água para evitar eventuais rupturas que iriam originar uma inundação.
Cuidado com a segurança. Testar as fechaduras e os trincos das portas. Se possível, instalar reforços nas portas e não deixar as chaves escondidas na propriedade nem com terceiros, exceto se forem pessoas de extrema confiança (família essencialmente). Ligar o alarme se existir. Verifique se o seu seguro está em dia.
Desligar os aparelhos elétricos. Para evitar o consumo excessivo de energia ou até mesmo possíveis danos nos equipamentos ou curtos circuitos.
Não comunicar a ausência a estranhos. Evitar falar sobre a sua ausência durante as férias com pessoas estranhas. Caso aconteça, não partilhar detalhes como o local e período que estará fora. Pedir a um familiar para ir ver se está tudo bem pelo menos uma vez por semana. Isto é particularmente importante numa era das redes sociais em que toda a gente diz onde está a toda a hora. As redes sociais são as melhores amigas dos ladrões!
Correspondência. Combinar com um vizinho para que este receba a sua correspondência para esta não se acumular e dar a impressão de que a casa está vazia.
Avise as autoridades. Quer a PSP, quer a GNR têm programas próprios de vigilância de casas cujos proprietários estão em férias.
